segunda-feira, 10 de setembro de 2012

"Curti, vou compartilhar no Facebook! " Via @PessoasSemNoção




Já faz um tempo que eu venho sentindo uma enorme necessidade de desabafar sobre a atual fase das redes sociais. 

É óbvio que, apaixonada por Comunicação, e por fazer parte de alguns sites e blogs, eu entendo a importância dessas mídias e não é sobre isso que vou questionar. 

O que me incomoda é o modo como as pessoas que não as utilizam para o Trabalho, se comportam tendo-as como simples lazer. 

De uns tempos para cá tem sido muito difícil manter-se em algumas. Se não fosse a possibilidade de estar sempre em contato com amigos distantes e das trocas positivas (que são poucas, mas existem), eu já teria desistido de todas elas.

Eu sei que, pela galerinha da "moda", eu devo ser vista como a usuária chata dessas redes. Eu não exponho minha vida pessoal tão fácil assim... Não faço questão que as pessoas saibam onde estou, o que estou fazendo e quem são as pessoas que estão compartilhando cada momento comigo. E são vários os motivos; 

- Primeiro porque acho que alguns desses momentos devem ser preservados e  porque as pessoas que estão nele podem não querer ser expostas; 

- Internet não é rede 100% confiável e até minha prima de 10 anos discursa sobre isso. Ela, inclusive, não cria mapas dizendo onde fica as casas das amiguinha que ela frequenta, nem posta fotos de quanto ela ganha de mesada ( Estou citando esses exemplos que parecem bobos, porque eu vejo pessoas fazendo exatamente isso. E não, elas não tem 10 anos ).

 Sempre que eu falo sobre isso, algumas pessoas (em maioria, essas que postam coisas sem noção), justificam dizendo que Rede social é entretenimento, e que elas tem o direito de postar uma vaca fazendo xixi, se assim desejarem. Ok, eu não estou aqui para interferir na vida virtual de ninguém. Só que, se eu faço parte do grupo de amigos dessa pessoa, eu posso - e tenho tanto direito quanto ela que postou - de não gostar de ver a imagem de uma vaca em um momento de tanta intimidade. E é aí que cria o desconforto virtual. Quando o indivíduo não é assim tão próximo, um bloqueio é uma ótima solução. Mas o problema é que, muitas vezes, pessoas que adoramos revelam-se chatas demais com essas postagens... Idiotas. 

E quando você pensa que não vai piorar, eis que uma alma abençoada lança o Instagram. E todos os usuários confundem a rede com um cardápio de restaurantes. É um tal de tirar foto de  TUDO que come, que eu passei a desejar que fosse possível se alimentar só com a visualização dos alimentos, sem precisar engodar ingerindo-os. 

Outra coisa que me deixa perplexa é a quantidade de informações sem procedência que as pessoas repassam. Coisas como "Voto nulo anulam as eleições", "se compartilhar essa imagem vai ganhar um Iphone",  "a  cada compartilhamento essa criança recebe 0,05"...  Com um pouco mais de atenção ( e informação), dá para perceber que são boatos que alguns usuários desocupados espalham por aí e, uma vez divulgado, torna-se responsabilidade de todo mundo que permitiu que as falsas notícias ganhassem notoriedade.

Para que compreendam meu cansaço em acompanhar tudo isso, vou detalhar aqui, sem citar nomes, óbvio, uma coisa que eu vi/li no meu Facebook; 

Um casal resolveu namorar no Motel. Como eu sei disso? Porque eles publicaram fotos no Facebook.  FOTOS ?! É isso, pessoas. Entre TANTAS coisas que se pode fazer em um local como esse, abriram espaço para... Tiras fotos. Dane-se a roupa, a calcinha, a cueca, o clima, os beijos, a hidro. E pior é que ainda tentaram dizer que a noite havia sido boa, mas eu não acredito nisso. Cara de pose para fotos não é a mesma cara de quem estar feliz por ter tido prazer. Não é! 

Além do casal bizarro, umas das coisas mais chatas são as indiretas que as pessoas postam querendo atingir todos os desafetos de uma vida inteira. Vale tudo, inclusive chegar a pretensão de achar que após o projeto "verão 2012" vão poder cantar "Baba, baby" para quem os deixou. 

A verdade é que a maioria tem uma grande necessidade de se mostrar. E, geralmente, não mostram o que verdadeiramente são, mas o que é supostamente bem visto por quase todos. Sentem necessidade de mostrar sorrisos em fotos e uma vida social ativa, objetos caros e modernos que adquiriram, lugares badalados por onde passou. Todo mundo, pra se sentir aceito, quer mostrar que é foda, com perdão da palavra. E que é legal, descolado, bem sucedido, sem preconceitos, sem pudor (mas religioso nos minutos em que fica em off ). 

Eu fico imaginando que essas pessoas, talvez,  sejam reprimidas em casa, no Trabalho ou tenham sido na  infância. Que elas passaram a vida inteira tentando, sem sucesso,  mostrar que estavam ali e que eram legais. De repente elas queriam ser populares, mas nunca tiveram a chance. E, querendo ou não, a internet parece democrática. Quando você se expõe, todo mundo vê. Todo mundo tem a chance de comentar, curtir, compartilhar. Se antes alguém pertencia somente a um grupo seleto de amigos, se vê sendo observado pelo seu número de amigos virtuais, mais os do amigo, do outro amigo, e por aí vai.  E eu acho que é daí que nasce a necessidade de postar as coisas mais toscas do mundo, pra tentar se manter no nível que os outros usuários gostam. 

Eu não tenho a pretensão de criar um manual de boas maneiras, porque isso vai do bom senso de cada um. E também não significa que eu só coloque na rede coisas ultra legais e cultas, eu sei que é bom descontrair as vezes. Mas parto do princípio que é possível fazer isso de maneira leve, sem cansar as pessoas. 

Com toda humildade, gostaria de postar um  "Fica a Dica" :


Vocês podem achar que ir ao shopping assistir o filme que lançou é um mega evento, mas, acreditem, não é; Assim como fazer compras, limpar a casa, dar banho no cachorro, recolher as roupas do varal... Sou do tempo que isso era do cotidiano, responsabilidades de casa. Não eventos! 

Tirar foto com cara de bêbado, sem camisa na balada, dando dedo do meio... Não é bonito e nem o torna atraente pra ninguém; 

Não me interessa saber que você comeu bife com batata frita no almoço. A não ser que tenha sido em um restaurante novo, a comida seja maravilhosa e esteja postando pra recomendar o local. Boas sugestões são sempre bem vindas!

Brigou com namorado(a), esposo (o), ficante, amante? Suas queixas on line não vão servir como desculpas, nem como sinal de maturidade, PELO CONTRÁRIO. O pouco que eu aprendi na vida, foi que "em briga de marido e mulher ninguém mete a colher". Então, para de permitir que as pessoas imaginem coisas e conheça suas relações. Desavenças são resolvidas entre quatro paredes e as únicas testemunhas do casal devem ser os móveis da casa. Definitivamente, pra relacionamento não existe platéia, então não força; 

Isso vale para brigas entre amigos e familiares também. Quando a gente gosta e considera alguém, chama pra conversar olho no olho, porque também é uma maneira de demonstrar toda mágoa. E a maneira mais sincera, sabia? O olhar diz muito e você consegue atingir o seu objetivo muito mais rápido: Consegue sensibilizar! E ainda ganha um bônus maravilhoso: Se ficar tudo bem na hora, ganha um abraço!

Comprou qualquer objeto de valor e esta se gabando por ser "ultra moderno" ? Tenho uma notícia pra te dar: Você é um idiota.! :-)   Porque, meu bem, tecnologia hoje é descartável; enquanto você posta uma foto, outro item fodástico é lançado no mesmo instante, logo, o seu já deixou de ser o objeto-desejado da maioria. E, quer um conselho? Se ficar tentando obter tudo que é lançamento pra satisfazer seu próprio ego e exibir para quem nem se importa com você, vai conseguir uma falsa sensação de status, mas de pessoas que dão valor ao que você tem, não ao que você é. E, por favor, se é do tipo que gosta de exibir, não fica depois postando que odeia inveja, olho gordo, falsidade etc. Você esta atraindo isso para sua vida. Simples assim. 

Não vou me estender muito, embora tenha muuuita coisa pra comentar. Pra finalizar, não é bem uma dica, mas um apelo:

Eu não sofro de amnésia, gente. Eu tenho calendário em casa, no celular, no computador. Eu não preciso ser avisada que o domingo esta acabando, que a segunda ta chegando, que a sexta finalmente deu seu ar da graça e que sábado esta aí pra você beber horrores.  Vamos parar com essas postagens chatas, pelaamor! A semana inteira isso, desde que o Facebook foi criado.

Vamos colaborar para uma convivência virtual mais legal, sem tantas baboseiras. E, acima de tudo, não vamos esquecer que a vida é muito mais divertida quando há social na rede, ao invés do contrário. E em off!  ;-) 










Nenhum comentário:

Postar um comentário